Em debate ao vivo na Globo; Lula e Bolsonaro trocam xingamentos, mas o que chama a atenção é outra coisa, veja

 



Comparar o antigo esquema do Bolsa Família com o atual Auxílio Brasil é "absurdo", disse Lula. O ex-presidente lembrou que o Bolsa Família “é apenas um dos planos de política de distribuição de renda que fazemos”. Ele apontou o PNAE, o reservatório e o programa Luz Para Todos. "É um conjunto de políticas públicas."




O PT também disse que Bolsonaro queria aprovar 200 reais em ajuda, só para aumentar o valor após pressão do Congresso. Lula lembrou que na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023, que é a linha orçamentária enviada pelo governo, foram feitas previsões de gastos para o próximo ano, sem previsão de manutenção do auxílio em 600 reais.


Em resposta a uma pergunta sobre ajudar os mais necessitados, Jair Bolsonaro (PL) disse que não deixou os aposentados de lado durante a pandemia de covid-19. "Não sentimos falta de aposentados, não sentimos falta de um salário mínimo. Você age como um pai para os pobres, mas ajudamos 600 reais.


Lula pergunta a Bolsonaro por que o presidente não aumentou o salário mínimo


Ao ser questionado sobre o envolvimento do PT em uma transmissão de que Jair Bolsonaro não aumentaria o salário mínimo, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lembrou que o presidente não aumentou muito o valor no governo, apenas redimensionou pela inflação, que é obrigatório.



"A dura verdade é que o salário mínimo hoje é mais baixo do que quando ele [Bolsonaro] entrou. A verdade é que eu aumentei o salário mínimo em 74% no meu governo e isso não aconteceu", disse Lula. "É fácil se aproximar de uma eleição e prometer [um aumento]. Por que o salário mínimo não aumenta há quatro anos?", perguntou.
Bolsonaro: "Anuncio um salário mínimo de 1.400 reais para o ano que vem"



Antes de fazer a primeira pergunta a Lula (PT), Bolsonaro (PL) anuncia que, se reeleito, o salário mínimo no ano que vem será de R$ 1.400 reais. Não mesmo", disse o candidato à reeleição.