O presidente Jair Bolsonaro (PL) perdeu para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que voltou ao poder pela terceira vez. Pela primeira vez em 25 anos de história política, o Presidente da República não foi reeleito.
O presidente em exercício ainda não comentou os resultados eleitorais do Palácio da Alvorada mais de meia hora depois de anunciar a vitória do PT, e a imprensa ainda aguarda uma posição.
Mais cedo, Bolsonaro disse estar otimista com o resultado ao votar no Rio de Janeiro: "Ansioso pela vitória". Bolsonaro recebeu jogadores do Flamengo no Aeroporto Internacional do Galeão após a votação. A equipe venceu a final da Libertadores contra o Athletico-PR no Equador.
Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, foi escolhida pelo presidente no sábado (29) como sua última motocicleta antes da eleição.
Incapaz de atrair novos eleitores, Bolsonaro voltou às raízes e ignorou os conselhos da parte pragmática do Centrão, que pedia um candidato mais sóbrio. Na prática, ele continuou a exercer uma base fiel em 2018, defendendo ideais conservadores como a agenda antiaborto do cristianismo, opondo-se à legalização da maconha, que ele chamou de “ideologia de gênero”, e apoiando o uso de armas pela população.
Alavancado pela onda anti-PT, Bolsonaro, ainda no PSL, foi eleito em 2018 com a promessa de combater a corrupção, permeada por sucessivos escândalos na Lava Jato. Na ocasião, o então candidato foi esfaqueado no abdômen de Juiz de Fora (MG). A tragédia apontou um novo rumo para a candidatura e trouxe descrédito a Bolsonaro.
Já no primeiro ano de governo, Bolsonaro deixou o PSL após um racha na sigla e tentou criar um partido próprio, o Aliança Pelo Brasil, pelo qual tentaria a reeleição. No entanto, não conseguiu reunir as assinaturas necessárias para o registro e se uniu ao Partido Liberal, composto pelo Centrão.
Em uma mudança de postura, o chefe do Executivo era um crítico ferrenho do grupo durante as eleições de 2018 e, agora, tem os parlamentares desses partidos como base de governo e fiadores da nova campanha.